Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Tempo de tosquia


Uma das muitas histórias gauchescas, que meu pai contava à beira do fogão-a-lenha, era da tosquia das ovelhas, ou tosa como queiram. Um típico gaúcho, bigode, laço e bota. Coitados de meus pretendentes. (risos).

Contava que na tal da esquila, as pobrezinhas (ele ria) ficavam bem quietinhas, dóceis, e a lã demorava de 6 a 7 meses para crescer, o que fazia-me supor que sim, elas passavam um pouquinho de frio, embora ele negasse, sublinhando o fato de serem tosquiadas no verão, protegendo minha mente infantil de fantasias agressivas. Mas minha imaginação esvoaçante teimava em trazê-las.

Era assim, me sentindo um pouco culpada , que ele vinha me cobrir à noite com o cobertor pesado, trançado, de lã de ovelha... e eu imaginando quantas delas passavam frio no momento para que eu me aquecesse. Crianças.

Hoje não possuo mais o cobertor, deve ter sido doado ou coisa parecida, mas a história da tosquia me voltou dia desses.

Pensei nas perdas e rasteiras que eventualmente levamos vida afora, perdemos, perdemos, perdemos. E na hora da perda, não pensamos o quanto já ganhamos, ganhamos, ganhamos. Claro, não há como suplantar uma dor com a lembrança um momento de pura e anestesiante felicidade, essa compensação é desmedida, não funcionamos assim na maioria das vezes. É tal qual o bem que fizemos um dia a alguém: por atos mais generosos que tenhamos praticado, no momento de uma eventual pisada de bola, o que ficará será a 'marca da chuteira.'

Mas deveria, a gente deveria, eu deveria fazer isso, não para me sentir um pouco melhor, mas para me reerguer...sair do chão, sacudir o cobertor feito de lã tosada...

A ovelha quieta olha para o esquilador, e deita... Ela não tem pulsões, como eu e você, ela é puro instinto, não responde a sensações de forma complexa, mas, se pudesse pensar, certamente pensaria:

- Puxa vida, lã para aquecer o outro e eu mais meio ano sem meu cobertor natural... mas tudo bem, logo cresce.

Logo cresce, logo passa; a lã  vai crescer, vai diminuir a minha dor, pode ficar com o cobertor.


Nota: de acordo com informações abaixo, a tosquia é necessária, ou seja, a saúde  animal também depende do ato. O que é criticado por quem é contra, é a forma de 'linha de produção' com que muitas vezes é feita.



A esquila, que dó. Ah, gente, sério, rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário